quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tarefa do Professor

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer". (Albert Einstein) 


          É com essa frase que inicio minha manhã de hoje. Acredito ser verdade que a missão de um professor é fazer com que nossos alunos sejam despertados para a incrível aventura do aprender. Sem o interesse deles, não se vai a lugar nenhum. Infelizmente a maioria de nós , educadores, não
aprendemos assim. Alguns profissionais acreditam que aprender é decorar e fazer corretamente o que as vezes nós não deixamos bem claro a ser feito.

        Não me recordo de na infância ter aprendido algo porque meus professores queriam. Me recordo sim do constrangimento que por vezes eu passava por não ter decorado por exemplo, a tabuada. Se fosse necessário decorar tabuada para resolver uma operação matemática, tudo bem, mas o que é necessário mesmo, é entender o processo, saber chegar ao resultado correto independentemente da estratégia utilizada. Tudo se decora com o uso, na minha opinião.
          Tudo na vida, fica mais fácil quando nós queremos. Só se desperta o querer, com prazer. Saber porque eu preciso de algo me faz aprender mais rápido. Prazer se tem, na alegria! Dizer para uma criança que ela precisa saber pois terá uma avaliação no final de um período, não motiva, não dá prazer.
          Não é tarefa fácil descobrir o que provoca prazer em nossos alunos, pois até o excesso de brincadeiras pode provocar um efeito contrário ao esperado. Penso que o principal é ter claro os objetivos a serem alcançados. Planejar, refletir a experiência, organizar rotinas e acima de tudo, saber que estamos nos relacionando com seres em formação, com vivencias e sensibilidades diferenciadas. Enfim, é preciso harmonia. Harmonia é o que desperta a alegria de conhecer.

0 comentários:

Postar um comentário